A biometria é um método para reconhecer os indivíduos a partir de suas medidas biológicas (físicas) e características de comportamentos. Esse método é chamado de “reconhecimento biométrico” e está presente, por exemplo, na identificação da geometria das mãos, impressões digitais, reconhecimento da face, íris, retinas e, até mesmo, na assinatura.
A finalidade do reconhecimento biométrico
A finalidade do reconhecimento biométrico é que as pessoas sejam reconhecidas em suas individualidades e para que os sistemas de segurança se tornem mais confiáveis. Não existe uma impressão digital igual à outra, também a assinatura é uma marca pessoal única, assim como o “mapa” venoso de nossas mãos.
vantagens do reconhecimento biométrico
Algumas das principais vantagens do reconhecimento biométrico, além da segurança, são a comodidade e a praticidade. Com a biometria, desbloqueamos nossos celulares, votamos, acessamos contas bancárias e locais físicos, sem precisar decorar uma senha ou levar uma chave, que pode ser roubada e/ou utilizada por outras pessoas.
Para que tudo isso ocorra, é preciso que haja um tratamento de dados pessoais biométricos, que são dados sensíveis e possuem regras especiais para sua utilização, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Complexidade dos dados Biométricos
Os dados biométricos estão no mesmo patamar de dados de saúde, convicção religiosa e da orientação sexual. Apesar da LGPD não explicar o porquê dos dados sensíveis serem sensíveis, fica nítido que a lista de dados sensíveis comporta informações íntimas, as quais, geralmente, a maioria das pessoas não deseja que se torne público, além do que, podem fomentar preconceitos ou discriminações contra o titular (dono dos dados).
A sensibilidade dos dados biométricos também decorre do fato de que são frequentemente usados para fins de identificação, portanto, sua divulgação não autorizada ou não intencional pode representar sérios riscos de roubo de identidade, acesso não autorizado a edifícios ou sistemas por criminosos e quaisquer consequências resultantes.
Outro fator que torna os dados biométricos particularmente sensíveis é que pode não ser possível (exceto por meio de medidas drásticas) alterar as propriedades biométricas de alguém. Enquanto as senhas podem ser facilmente alteradas em caso de violação, rostos e impressões digitais não podem.
Além disso, os avanços nas tecnologias médicas também podem permitir o uso de dados biométricos para tirar conclusões sobre a saúde de um indivíduo, fazendo com que esses dados também sejam qualificados como dados referentes à saúde.
Se a sua empresa utiliza dados biométricos para qualquer fim, é imprescindível que esse tratamento seja adequado à LGPD. Por isso, ao tratar com esse tipo de dado pessoal, seja ético e tenha cuidado com seu compartilhamento, crie medidas de retenção para aprimorar a segurança e não esqueça de nomear um encarregado (DPO) para controlar a implementação dessas medidas e realização dos relatórios estabelecidos pela lei.