Golpistas visam o programa Desenrola Brasil usando chatbot e atendimento falso no WhatsApp para enganar participantes
Golpistas estão utilizando chatbots e falsos atendimentos no WhatsApp para enganar pessoas interessadas no programa do governo federal, “Desenrola Brasil”, que tem como objetivo a renegociação de dívidas. Esses fraudadores prometem descontos de até 99% na renegociação de dívidas e simulam uma consulta a dados pessoais para verificar a elegibilidade do interessado.
O governo alerta que pessoas com renda de até R$ 20 mil, atualmente atendidas pelo programa, evitem intermediários e busquem informações diretamente com seu banco para participar do programa. Um exemplo de golpe envolve uma postagem no Facebook que direciona os interessados para um atendimento no WhatsApp, onde o golpista fornece informações falsas sobre a dívida do indivíduo e alega, erroneamente, que a renegociação pode ser feita diretamente pelo WhatsApp.
O programa “Desenrola” atende atualmente apenas pessoas da chamada “Faixa 2”, com renda de até R$ 20 mil. Essas pessoas devem procurar diretamente o banco responsável por suas contas para renegociar suas dívidas. A partir de setembro, os indivíduos da Faixa 1, com renda de até 2 salários mínimos e cadastrados no CadÚnico, serão contemplados exclusivamente através do site “gov.br”.